sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A desconstrução do Cambuí

O antigo museu do Bigareli, conhecido como parque do Cambuí, serviu de morada para a população indígena de Curitiba durante os seis últimos anos. O local era conhecido como Aldeia do Cambuí. Dezoito famílias de três etnias indígenas; kaingangue, guarani e xetá, moravam irregularmente as margens da Avenida das Torres, em Curitiba.
Para atender toda comunidade havia apenas dois chuveiros, sendo que um deles estava estragado e só podia ser utilizado para banho de água fria. As roupas eram lavadas em uma caixa de água antiga compartilhada por toda a comunidade. A umidade, falta de saneamento e grande quantidade de insetos diminuíam a qualidade de vida dos indígenas que ali viviam.
A promessa de uma aldeia indígena legalizada em Curitiba, que foi cumprida no mês de dezembro deste ano, era aguardada com muita ansiedade. A tramitação do projeto corria desde abril de 2007. Se houvesse mais agilidade no processo, talvez tivesse sido evitada a morte de Renato Rodrigues, índio kaingangue, 25 anos, que deixou sua esposa e dois filhos pequenos. Renatinho, como era conhecido pelos amigos, saiu no fim da tarde do dia 07 de novembro, para buscar carne para o jantar, mas na volta, em frente à entrada da aldeia fora atropelado por um carro. Uma tragédia que chocara todos os índios. Menos de um mês depois seria inaugurada a Aldeia Kakané Porã, primeira aldeia urbana do sul do país, morada atual dos índios curitibanos.
Enquanto alguns políticos discursavam na inauguração da nova aldeia para as lentes da imprensa, as máquinas enviadas pela prefeitura já destruíam o Cambuí, para evitar uma nova ocupação irregular. Alguns indígenas fizeram questão de voltar para ver a cena da destruição de algo que já estava destruído. Entulhos de construção se misturavam com adereços indígenas e alguns móveis sem condições aparentes de uso. A derrubada dos barracos foi acompanhada com lágrimas nos olhos, uma espécie de nostalgia mórbida que rondou os últimos instantes do Cambuí.












0 comentários:

Postar um comentário