domingo, 3 de maio de 2009

Afinal, para que serve a FUNAI?

Criada para substituir o SPI - Serviço de Proteção ao Índio, a Funai, teve um papel muito importante para o crescimento demográfico dos povos indígenas do Brasil. Ruim com ela, pior sem ela. É gritante a realildade desse órgão. Hoje, o quadro de funcionários está muito reduzido, o que resulta em um atendimento aquém das necessidades indígenas. Esse problema um concurso público resolveria facilmente, agora a animosidade que alguns funcionários tratam os índios, isso não se resolve do dia para noite. Vou contar um fato comíco, para não chamar de pífio, que aconteceu essa semana.
Quinta feira, 30 de abril de 2008, a pedido do Cacique Carlos, da aldeia Kakané Porã, liguei para a Funai e solicitei um carro para buscar duas caixas pequenas de plantas medicinais que a aldeia ganhara do Ibama. "Alô, é da Funai"? "Sim". "Estou ligando a pedido do Cacique Carlos para que um carro da Funai vá até o Ibama apanhar umas plantas para aldeia urbana de Curitiba". "Amigo, você tem que pedir para o administrador, mas acho que não adianta, não tem ninguém aqui para buscar". "Humm." Nesse momento pensei, será que ele é ninguém? Contei até dez para não ser indelicado com o servidor que me atendeu e desliguei o telefone indignado. Ora, a Funai de Curitiba tem mais de vinte funcionários que estão ali para atender os índios. Peguei meu carro, fui até o Ibama, peguei as plantas e levei à aldeia. Afinal, para que serve a Funai?

Oswaldo Eustáquio Filho

7 comentários:

Anônimo disse...

se esse caso e verdae , se tivese geito de denunciar a funai ,afinal a funai serve para proteger os indios e aos direitos do indios ; A FINAL ,PRA QUI SERVE A FUNAI , E proteger os indios e osdireitos dos indios.

ENAÊ VALENTE PEDROSO PINTO disse...

ESPERO QUE VOCES POSSAM ME AJUDAR,GOSTARIA DE SABER O SIGUINIFICADO DO MEU NOME QUE É INDIGINA,É ENAÊ. OBRIGADO,RESPOSTA PELO EMAIL enaevalente@hotmail.com

Anônimo disse...

GOSTARIA MUITO DE SABER COMO VIVEM OS INDIGENAS DA TRIBO PATAXÓ.SE EXISTE TECNOLOGIA NA ALDEIA EM QUE MORAM QUAIS SÃO ELAS E DE QUE MANEIRA ELES SOBREVIVEM

respostas o mais rápido o posivel no msn: ng.juju@hotmail.com (deixe a descrição como resposta)

Anônimo disse...

ronaldo

Anônimo disse...

Me desculpe mais não tem nada a ver com oque eu estou querendo
eu estou querendo saber
Para oque serve o Funai

Anônimo disse...

LEGAL,<>MAIS NAO TEM NADA A VER COM O QUE EU ESTOU PREOCURANDO PARA O MEU TRABELHO ,.AFINAL PARA QUE SERVE Ã funai?

Anônimo disse...

a funai e brancos aservicos dos indios sera que da serto

Postar um comentário