domingo, 31 de janeiro de 2010

Folha de Londrina dá uma barriga (informação errada)

A manifestação dos índios de Londrina foi noticiada desde os jornais locais até no Jornal Nacional. No Paraná Tv, a notícia deu na escalada do jornal. Claro, era o factual do dia no Paraná. A notícia bem checada e apurada é fundamental para esclarecer os expectadores e leitores dos veículos de comunicação sobre o manifesto indígena. Segunda-feira, fará 20 dias em que os índios estão acampando em frente ao Ministério da Justiça em Brasília e na sede da Funai em Curitiba.

A imprensa está noticiando tudo de forma responsável e bem apurada. No entanto, o Jornal Folha de Londrina, um dos principais jornais do estado, cometeu um erro primário de apuração nesse dia. Não sei se posso atribuir tal falha ao respeitado jornal ou apenas a jornalista, que talvez no ímpeto de dar um boa notícia cometeu uma falha grave. Publicou que segundo alguns policiais os índios estavam ingerindo bebidas alcóolicas. Caso eles realmente estivessem, ok, seria notícia. Mas, muito provavelmente a jornalista do Bonde on line, nem esteve no local, fez uma apuração imatura e publicou essa irresponsabilidade sem citar sequer uma fonte oficial que desse o respaldo necessário para ela.

Algumas lideranças indígenas me procuraram e ligamos para o Feltrin, um dos chefes do jornal on-line. Ele foi muito atencioso e na hora assumiu que houve um erro e fez uma retificação no site. Errar todo mundo erra, agora assumir o erro e arrumar é uma atitude louvável e para poucos. Boa Feltrin.

0 comentários:

Postar um comentário