sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Preocupação com as Torres da Eletrosul

Conversei com alguns caciques em Brasília e fique bastante preocupado. Há 17 dias dormindo debaixo de lonas em frente ao Ministério da Justiça, os caciques demonstraram que estão furiosos com a falta de atenção na tentativa de marcar uma reunião com o ministro da justiça e com o Lula. Algumas lideranças que estavam em Brasília chegaram a Mangueirinha nesta madrugada com os nervos a flor da pele. Eu conversei com um deles pelo telefone que me disse que perdeu totalmente a paciência. Disse que tentou de todas as maneiras possíveis falar com essas autoridades que figem nem perceber o que está ocorrendo.

Ele me disse também que quando chegar a Mangueirinha vai estabelecer um prazo para resolver essa questão e caso contrário ele não vai mais negociar, vai atear fogo nas torres da Eletrosul em Mangueirinha, fato que poderia causar até um blecaute. Muito mais do que isso, pessoas feridas, confusão e muito desgaste.

Como jornalista e membro de uma organização indigenista, meu papel é tentar fazer um meio de campo entre os indígenas e as autoridades. Hoje no fim da tarde, conversei com o Senhor Edmur Goulart, gerente regional da Eletrosul e o alertei sobre essa questão.

Acredito, que a sociedade civil e as autoridades do nosso estado, junto com o Ministério Público ainda podem intervir e tentar evitar tragédias.

Em reportágem na Gazeta do Povo, publicada no dia 25 de janeira, o repórter alerta a sociedade de que os indígenas possam iniciar a próxima semana com manifestações mais fortes, devido aos nervos de mais de 17 dias dormindo debaixo de barracas.

Minha pergunta é simples....

Nós paranaenses, Governador Requião, Deputados, Gerentes da Eletrosul, Procuradores, vamos esperar uma tragédia antes de intervir politicamente? Será que vai precisar morrer gente para que essa questão seja definida. A vida humana não tem preço. Por isso, clamo a todas as autoridades que intervenham nessa questão para o bem maior de todos.

Oswaldo Eustáquio Filho

0 comentários:

Postar um comentário