quarta-feira, 24 de março de 2010

Repercução sobre fraudes no concurso da Funai

Olha só, a notícia sobre as diversas fraudes e erros no concurso da Funai foi divulgada em um dos principais sites de educação do Brasil, o nota 10.

No espaço para comentários, percebe-se quem em vários locais do Brasil houveram graves problemas.

Segue o link do site
http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/6894_ONG-pedira-em-Curitiba-anulacao-de-concurso-da-Funai

Aqui a notícia na íntegra
Fonte: Portal Nota 10

ONG pedirá em Curitiba anulação de concurso da Funai
Sexta-feira, 19 de Março de 2010
A ONG Aldeia Brasil deve fazer uma denúncia oficial nesta sexta-feira (19) no Ministério Público Federal, em Curitiba, contra a Fundação Nacional do Índio (Funai). O objetivo é pedir a anulação de um concurso público, realizado no último dia 14, em diversas regiões do país.

Segundo o coordenador de comunicação Oswaldo Eustáquio Filho, a ONG recebeu inúmeras reclamações e denúncias de irregularidades ocorridas antes e durante a aplicação dos testes. Dentre elas, pacotes de provas abertos muito antes da aplicação, o que possibilitou acesso de candidatos ao conteúdo.

O coordenador diz ainda que além das provas circularem livremente – fato que ocorreu em Rio Branco, no Acre, no Rio de Janeiro houve falta de energia elétrica e alguns candidatos foram colocados lado a lado, sob luz de velas, para concluírem as questões. Alguns candidatos ainda teriam utilizado equipamentos digitais e eletrônicos, o que não era permitido.

Um dos fatos mais curiosos foi o que envolveu o cadeirante Renan Prestes, de 23 anos. Ele foi posto para fazer a prova em uma sala especial e, com a queda de energia, foi esquecido e não teve condições de entregar o caderno de provas e a folha de respostas para algum fiscal, pois já tinham ido embora.

O concurso era para o cargo de indigenista, com diversos níveis de escolaridade. Estavam inscritos cerca de 100 mil candidatos. As provas foram elaboradas pela empresa Cetro Concursos Públicos e aplicada em 23 cidades de 17 estados. Segundo a Funai o concurso não deve ser cancelado.

“Se o concurso não for cancelado a Funai irá perder ainda mais credibilidade perante a sociedade”, avalia Eustáquio Filho. Ele informa ainda que a ONG reuniu provas para apresentar nesta sexta ao MPF, como da folha de respostas (foto) e depoimentos de Renan Prestes, dentre outras.



--------------------------------------------------------------------------------

ComenteVersão para impressãoReceber InformativoEnviar para alguémComentários sobre "ONG pedirá em Curitiba anulação de concurso da Funai"
Comente8 comentário(s)
Fiz a prova em palmas-to, aqui também ocorreu alguns fatos curiosos, dentre eles em colegio da capital, candidatos tiveram que pedir ajuda da polícia pra poser adentrar as salas para poder prestar o concurso, pois os fiscais fecharm os portões antes do horário previsto no período matutino. pode um negócio desse! O concurso deverá mesmo ser anulado!

Por: sebastião ferreira - Terça-feira, 23 de Março de 2010 - 18:30

--------------------------------------------------------------------------------

Fiz a prova em Lábrea- AM , aqui também começou com 10 minutos de atrazo, os fiscais, muito mal preparados por sinal chegaram atrazados !!!! a fiscal que aplicava em minha sala, no periodo da manha , nao avisava o tempo que falatava para o término, fui impedido de preencher o cartao de respostas sob pena de tomarem minha prova. Fico indignado de saber que no RJ as pessoas ficaram depois do tempo preenchendo - EM GRUPO!!!! isso é um absurdo !!!! ifz a prova de indigenista especializado a tarde, a mesma coisa, o fiscal só avisou cinco minutos antes do término da prova, mas como eu estava de relógio fiquei controlando. O celular de um dos presentes na sala tocou e... o fiscal não fez nada!!!! muito bem , se esse concurso não for anulado é brincadeira!

Por: Marcelo Horta Messias Franco - Terça-feira, 23 de Março de 2010 - 16:45

--------------------------------------------------------------------------------

Aparentemente alguns alunos foram privilegiados em relação aos outros.Ao que me consta,concurso público é para acabar com esses privilégios.Estou indignada e espero que tomem uma providência .

Por: LILIANE FELIPE - Terça-feira, 23 de Março de 2010 - 09:23

--------------------------------------------------------------------------------

Fiz a prova em Tabatinga - Am, na minha sala a prova começou com 20 minutos de atraso, pois a fiscal disse que a nossa prova deveria começar às 08:30 hs horário local, enquanto que no cartão de confirmação era 08:30 horário Brasília. Fomos prejudicados nas respostas.

Por: Ernesto Neves - Segunda-feira, 22 de Março de 2010 - 23:57

--------------------------------------------------------------------------------

Fiz a prova no Rio de janeiro e além da falta de energia tive outra surpresa! Entre as provas, que vieram no envelope lacrado e por isso teoricamente deveriam ser para o cargo de indigenista specializado, para o qual estavamos todos prestando, não eram todas iguais! Eu e mais duas pessoas pelo menos, recebemos a prova para agente de indigenismo!!! Erro da cetro que misturou as provas dentro do envelope! É revoltante!!

Por: Marilena Campos - Segunda-feira, 22 de Março de 2010 - 20:57

--------------------------------------------------------------------------------

Acredito que o concurso público se configura como uma forma democrática de exercitar a cidadania,isto porque o cidadão tem a oportunidade de expor seus conhecimentos,sendo esse o critério primordial para sua aprovação. Por este motivo um certame deve garatir direitos iguais a todos os candidatos,se assim não o fizer esta ferindo os direitos constituicionais garantidos de cada cidadão brasileiro.

Por: Adriana da silva - Sábado, 20 de Março de 2010 - 11:58

--------------------------------------------------------------------------------

Realizei a prova no Rio de Janeiro e posso confrmar que aconteceram diversas irregularidades, como por exemplo a entrega de provas errada aos candidatos e a identificação do canditato na folha da redação o que é proibido.
Sem dúvida esse concurso deveria ser anulado!

Por: Vitor Mendes Monteiro - Sexta-feira, 19 de Março de 2010 - 15:10

--------------------------------------------------------------------------------


Torço para que MP cancele esse concurso. Tanta irregularidade põe à prova os concursos públicos que vem acontecendo no país. Os movimentos indígenas deverã se manistar em favor do cancelamento, pois uma entidade como a FUNAI, responsável direta pela promoção das políticas públicas indigenistas, não pode ter uma mancha tão evidente de corrupção. Desejo sorte à ONG.

Por: Maria Marilene Alves Melo - Sexta-feira, 19 de Março de 2010 - 11:58

9 comentários:

Ubirajara Junior disse...

Eu me inscrevi para fazer a prova em São Luís, não recebi correspondência e muito menos email, no dia vários dos inscritos aqui não sabiam o local de prova, e por isso eu perdi, sou descendente de indios e estava me preparando para o cargo de indigenista especialista a vários meses; isso só serviu para aumentar a discredibilidade da Funai. Deve ser anulado mesmo!!!!!

Anônimo disse...

Esse concurso precisa ser anulado sim.

Ubirajara, eu fiz a prova no Rio de janeiro. Aqui houve muitas irregularidades. Como as já recladas acima. EStá caracterizado o vazamento de informações antes e durante as provas.

Não acredito que o presidente da Funai, Marcio Meira, vai fazer "vista grossa" com candidatos de todo o Brasil apresentando queixas. Torna-se necessário mais denuncias junto junto ao MP.
Analução já !!!

Anônimo disse...

Eu fiz a prova da funai quando entreguei um fiscal ficou lendo a minha redação ,no momento fiquei pensando .Será que isto é correto? Como pode um fiscal parar para ler uma redação se ele estava fiscalizando os alunos que faziam a prova naquele momento?Isto ocorreu no Recife

Anônimo disse...

Viajei 500km para fazer a prova da Funai. Gastei dinheiro para pagar o transporte , alimentação. Estudei bastante porque eu preciso de um emprego.E o resultado é que até agora ninguém deu uma satisfação de como está este andamento, se vai ser ou não anulado.

Anônimo disse...

Viajei 500km para fazer a prova da Funai, estudei , gastei dinheiro com passagem, alimetnação. Chego faço aprova no Recife o fiscal ficou quase uns 20 minutos lendo a minha prova e eu lá só observando e até com vergonha. Passei um tempo observando o fiscal que lia a minha prova , ele nem estava ai pra os ouutros que estavam fazendo a prova quem queria podia até filar. Dava pra ter levado uma redação pronta sobre educação porque quem estáva estudando sabia que a prova seria sobre educação indigena eu inclusive sabia a redação de cor, não que eu colei, mas porque de tanto estudar sabia na ponta da lingua e a certeza sobre esse tema porque sou professora e ouço muito falar em edução indigena e afro brasileira que agora é lei entao não deu outra.Mas o que eu quero dizer é que o concurso foi extremamente desorganizado e deve ser anulado apesar que eu acertei mais de 50 % mais eu quero que seja anulada. Deveser feita de uma forma correta eu eu quero ser funcónária da Funai porque eu me identifico muito com esse orgão.

Anônimo disse...

Vergonha Nacional. Absurdo! Esse concurso tem que ser cancelado. As irregularidades anunciadas nesse concurso é algo inadimisível. a Funai tem que cancelar o concurso!

Anônimo disse...

Esse Concurso foi uma aberração! Um absurdo! A Funai tem que cancelar o Concurso para não perder a Credibilidade. Inúmeras irregularidades. Eu que prestei o concurso em MT e entrei no loval da prova com uma filmadora e uma máquina fotográfica digital. Filmei e fotografei o ambiente onde eu fiz a prova. Fiz prova para Agente em Indigenista e Indigenista Especializado e filmei os dois ambientes distintos onde fiz a prova. Inclusive um fiscal tirou um foto minha com a minha máquina digital dentro da sala onde realizei a prova. Só para vocês terem uma idéia da permissividade ocorrida no local onde fiz aprova. Penso que por essa e por todas as outras irregularidades ocorridas nesse concurso que a Funai tem que cancelar o Concurso. Espero que todos aqueles que se sentiram prejudicados no Concurso devam se unir e clamar pelo cancelamento do Concurso.

Natania Alves disse...

O que eu queria mesmo saber é sobre a nota da redação que eu não consegui ver. O que mais me deixa revoltada é o fato de os fiscais não terem se quer me deixado tomar um copo de água depois de quatro horas de prova ao invés de terem se preocupado com tamanhas irregularidades ocorridas durante a realização da prova.

Unknown disse...

eu fiz a prova prática para auxiliar de indigenismo e foi uma desorganização total, não fomos esclarecidos de como deveriamos realizar as tarefas, o mais preocupanta foi quando eu vi o resultado provisório onde a cetro informava que eu ou não estive presente, ou não apresentei atestado médico ou apresentei alterações que me impossibilitaram de realizar as tarefas, sendo que eu participei de todas as tarefas e cumpri todas, é uma palhaçada essa cetro, estou esperando o resultado definitivo, porém quem vai avaliar o recurso é a própria organizadora!!!!! esse país é uma porcaria mesmo, quando será que vamos ter algo sério por aqui????????? que o mp tome vergonha e tome providências está muito claro todo tipo de corrupção no país e sempre falam em investigar é uma palhaçada!!!!! tudo isso acontece porque no brasil a população é omissa só fica de público e ainda não sabe a força que tem !!!!! o meu sonho é que todos os trabalhadores do país parecem por uns três meses, greve total não custa nada ficar muito pior do que o que tá!!!!!!! boa sorte a todos !!!!!!!!

Postar um comentário