domingo, 18 de abril de 2010

Carta de Sandra Terena ao deputado Iris Simões

Carta da Jornalista Sandra Terena ao Deputado Iris Simões(PR-PR), na íntegra.





Exmo. Sr. Iris Simões
MD. Deputado Federal
Brasília-DF



Meu nome é Sandra e sou índia do povo terena. Atualmente moro no estado do Paraná. No dia 31 de março deste ano, lancei meu último documentário chamado “Quebrando o Silêncio”, em Brasília. O filme trata sobre a questão do infanticídio em algumas aldeias indígenas do Brasil. Em entrevistas com meus parentes, identificamos que essa prática acontece em pelo menos vinte povos do Brasil. Muitas vezes, gêmeos, filhos de mãe solteira e deficientes físicos são sacrificados.
Meu documentário, mostra com clareza que a prática do infanticídio é real. Muito mais do que isso mostra revela que muitos dos meus parentes querem parar com tal prática por acreditarem que a cultura é dinâmica, não para no tempo. Muitos antropólogos querem nos coisificar, nos colocar em redomas, zôos humanos. Somos seres humanos, se manifestar a favor da vida, é um direito nosso. Mas, para que isso seja possível seria importante o Congresso Nacional deliberar por políticas públicas para que o nosso povo possa criar as nossas crianças. Um deficiente físico hoje realmente viveria com muita dificuldade em aldeias distantes.
Meu objetivo com o filme é promover um amplo debate com o meu povo para que as decisões saiam das nossas bases, das nossas lideranças tradicionais, nas aldeias. Por meio desta, peço a vossa senhoria que alerte o Congresso Nacional sobre esta questão e peça para que seus companheiros não fechem os olhos para esta questão tão importante para o nosso povo. Nós, índios, já não somos muitos. Precisamos de políticas públicas para cuidar de nossas crianças para não sermos extintos como muitos parentes de outros povos.


Sandra Terena
Jornalista, especialista em Cinema
Presidente ONG Aldeia Brasil
www.aldeiaurbana.blogspot.com
www.quebrandoosilencio.blog.br
www.aldeiabrasil.org
twitter.com/sandraterena
41-8503-5424

0 comentários:

Postar um comentário