sábado, 8 de maio de 2010

Infanticídio em aldeias é tema de documentário

Do site do deputado estadual Tadeu Veneri


Integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) vai propor a abertura de um debate com a sociedade sobre o infanticídio em comunidades indígenas. Esta prática é o tema do documentário “Quebrando o Silêncio”, dirigido pela jornalista Sandra Terena, que passou quatro anos pesquisando nas aldeias de todo o país. Em entrevistas e depoimentos, colhidos entre indígenas do Alto Xingu, Terena revela que ainda persiste entre os índios o hábito de matar as crianças deficientes, doentes ou filhas de mães solteiras nas tribos.
Descendente de índios, Terena, e o produtor do filme, o jornalista Osvaldo Eustáquio Filho, criaram a ONG Aldeia Brasil. A entidade defende a adoção de políticas públicas para que os índios possam abandonar essa prática que, apesar de fazer parte da cultura desse povo, pode e deve ser abolida. “Precisamos discutir essa questão com responsabilidade e respeito com a própria comunidade indígena que também já não aceita mais matar seus filhos”, disse Eustáquio Filho, acrescentando que a cultura indígena não é estanque.
O produtor destaca que a sobrevivência dessa prática está ligada à falta de opções para as comunidades indígenas. “Não se trata de criminalizar ou culpar os índios, mas de discutir como o poder público pode interferir para mudar essa cultura”, disse Terena.

0 comentários:

Postar um comentário