quinta-feira, 27 de maio de 2010

Movimento Indígena Revolucionário -- MIR -- toma a FUNAI pacificamente!

Do Blog do Mércio

Hoje cedo à tarde, o Movimento Indígena Revolucionário -- MIR -- tomou pacificamente a FUNAI, após se apresentar em frente ao órgão (já sem os cabeças da atual direção), conversar com os guardas da Guarda Nacional, adentraram a sede do órgão, confraternizaram com os indigenistas que ficaram no prédio e estão iniciando a grande revolução indígena de refazer o órgão indigenista e criar uma nova política indígena, com total participação das grande lideranças indígenas brasileiras.

O MIR tomou a FUNAI na paz. Nem um tiro foi deflagrado, nem uma bordunada foi empunhada contra os adversários.Estão presentes na sede cerca de 500 índios, entre sábios, pajés, guerreiros, mulheres e até crianças!É, até crianças, porque quando os índios se metem a fazer alguma coisa carregam os filhos também!O belo auditório da FUNAI está tomado com líderes que começam a discutir sobre o que fazer. Muitos já se apresentam para discursar, para dar sugestões, para iniciar o processo de gestão da FUNAI.A batalha da tomada da FUNAI foi pacífica e relativamente fácil.

Quer dizer, para tanto precisou da persistência incontornável, invencível dos líderes e da militância dos índios Pankararu, Kraô-Canela, Xukuru, Korubo, Guajajara, Gaviões, Terena, Xavante, Kayapó e muitos outros.A batalha pela renovação da FUNAI é que vai ser árdua, difícil e por caminhos ásperos.Mas os índios querem tomar as rédeas de suas vidas e de seus destinos.Que se fortaleçam, que obtenham a força interna de suas culturas, que consigam apoios de todos os quadrantes políticos, que sejam reconhecidos pela Nação brasileira como os verdadeiros representantes dos povos indígenas. Que o Presidente Lula os reconheça e abra um diálogo com eles! O Presidente Lula não pode mais ignorá-los e fingir que a questão indígena não é com ele!Não me parece que há mais retorno para o que estava acontecendo antes.A FUNAI

VAI MUDAR E QUE OS POVOS INDÍGENAS A COMANDEM DAQUI PARA FRENTE!

0 comentários:

Postar um comentário