terça-feira, 4 de maio de 2010

Sandra Terena e Gleisi Hoffmann se encontram para falar de Quebrando o Silêncio




A jornalista Sandra Terena esteve ontem com a Gleisi Hoffmann para deliberar sobre o lançamento estadual do filme Quebrando o Silêncio - www.quebrandoosilencio.blog.br - que trata sobre o infanticídio em algumas aldeias indígenas brasileiras. Nessa prática, crianças deficientes, gemêos e filhos de mãe solteira são sacrificados. Sandra explicou para Gleisi, que o objetivo do filme é promover um amplo debate entre os povos interessados sobre a criação de políticas públicas para que os pais que desejam cuidar de seus filhos terem essa opção.

Para Sandra, o tema é bastante delicado e deve ser tratado com responsabilidade e respeito. "Não podemos criticar uma cultura milenar, onde muitas vezes a morte significa vida. Não vamos entrar nesse mérito, no entanto, a partir do momento que um indígena se manifesta a favor da vida, é obrigação da sociedade e do poder público prover meios para isso".

Esse assunto já foi debatido no Brasil, mas por lados muitos extremos: o religioso e o da antropologia relativista. O documentário Quebrando o Silêncio vem como uma terceira via para abrir um diálogo mais ponderado.

Esse encontro foi de extrema importância para as comunidades indígenas do Paraná porque Gleisi é pré candidata ao senado federal com grandes chances de ser a senadora mais votada neste pleito. Dessa forma, as comunidades poderão ter voz junto a uma senadora.

Na prática:

A Gleisi é muito articulada. No meio da reunião já ligou para o deputado estadual Tadeu Veneri e já marcou uma reunião da Sandra Terena com ele. Horas depois, ela colocou Sandra em contato com o deputado federal Angelo Vanhoni e representantes do Ministério da Cultura.

Além disso, a assessoria dela vai ajudar na articulação do lançamento estadual do filme Quebrando o Silêncio no Paraná.

0 comentários:

Postar um comentário